Bom uma das primeiras coisas que devemos saber sobre hardware é que um computador é seja ele de pequeno ou grande porte, PC ou Mac é formado pelos seguintes componentes básicos, sendo eles: Placa-Mãe, Processador, Memória, Disco Rígidos, além dos opcionais como Placa de Vídeo, Memórias Flash e assim vai.
Portando irei explicar o que são cada um dos componentes.

Placa-Mãe

Placa-Mãe, também denominada MINBOARD ou MOTHERBOARD, é uma placa de circuito eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o Processador se comunique com todos os periféricos instalados. Na Placa Mãe não só encontramos Processador, mas também a Memória RAM, os Circuitos de Apoio, as Placas Controladoras, os Conectores do Barramento (SLOT) e os Chipstes, que são os principais circuitos da placa-mãe e são responsáveis pelas comunicações entre o processador e os demais periféricos.

Tipos de Placa-Mãe
Existem dois tipos de placas-mãe as On-Board e a Off Board, veja a descrição de cada uma delas abaixo;

On-Board - Como o próprio nome diz, o componente on-board vem diretamente conectado aos circuitos da placa-mãe, funciona em sincronia e usando a capacidade do processador e memoria RAM quando se trata de vídeo, som, modem e rede. Essas placas tem como seu maior objetivo diminuir os preços das placas existentes no mercado.Placa On-Board
Off-Board - São os componentes ou circuitos que funcionam independentemente da placa mãe e por isso, são separados, tendo sua própria forma de trabalho e não usando o processador, geralmente, quando vídeo, som, modem ou rede, o dispositivo é "ligado" a placa mãe usando os slots de expansão para isso, têm preço mais elevado que os dispositivos on-board, sendo quase que totalmente contrário em todos os aspectos do tipo on-board, ou seja, praticamente todo o processamento é realizado pelo próprio chipset encontrado na placa do dispositivo.
Placa Off-Board

Funcionamento
A placa-mãe é responsável pela interconexão de todas as peças que formam o computador. O HD, a memória, o teclado, o mouse, a placa de vídeo, em fim, praticamente todos os dispositivos precisam ser ligados à placa-mãe para formar o computador, além disso ela é composta por diversos componentes eletrônicos e slots para que seja possível conectar vários dispositivos.

Processador
O Microprocessador -  por vezes chamados de Processadores  ou simplesmente CPU (Central Processing Unit) ou UCP (Unidade Central de Processamento), são circuitos integrados passíveis de ser programados para executar uma tarefa predefinida, basicamente manipulando e processando dados.
Os processadores são acoplados a um micro ventilador, chamado de Cooler para evitar o super aquecimento, podendo danificar o componente.
Basicamente o processador é o cérebro do sistema, encarregado de processar todas as informações. Ele também é o componente onde são usadas as tecnologias mais recentes.
O que é Clock do processador ?
Simples o Clock é uma forma de indicar o número de instruções que podem ser executadas a cada segundo(ciclo). Sua medição é feita em Hz(sendo que KHz corresponde a mil ciclos, MHz corresponde a 1000KHz e GHz corresponde a 1000 MHz). Assim, um processador de um núcleo de 1.8 MHz, significa que ele pode realizar 1.800 milhões de ciclos por segundo. Algumas instruções podem precisar de vários ciclos para serem executadas, enquanto outras, um só ciclo.
Existe dois tipos de clock: 
Clock Interno indica a frequência na qual o processador trabalha.Portanto num processador Pentium 4 de 2.8 Ghz, o 2.8 Ghz indica o clock interno. Estes números geralmente é obtido através de multiplicador do clock externo. Por exemplo, se o clock for 66 MHz, o multiplicador terá de ser de 3x para fazer com que o processador funcione a 200 MHz (66.3=198).
Clock Externo - Também conhecido como FSB (Front Side Bus), o clock externo, por sua vez, é o que indica a frequência de trabalho do barramento (conhecido como barramento externo) de comunicação com a placa-mãe (na verdade, chipset, memória, etc.). Por exemplo, o processador Celeron 430 trabalha  a 600 MHz (1.800/3=600).
Como dito acima o Processador precisa do auxilio do Cooler, que é um dissipador de calor que é composto por base plana de alumínio com extensões em forma de lâminas que permite seu resfriamento através do ar. Seu aquecimento se dá através do contato com algum gerador de calor, no caso o microprocessador. devido o enorme calor produzido por esse componente, houve a necessidade de acoplar a esta base de alumínio com um pequeno ventilador chamado de Cooler.
Entre um processador e um dissipador de calor sempre é necessário a ausência de uma pasta térmica.
Sua função é aumentar a área de contato entre o metal, o encapsulamento do processador. Por mais próximos que eles estejam, sem a pasta térmica ele terão dificuldade de absorção de calor entre o processador e o cooler.
Memórias
Memória é um termo genérico usado para designar as partes do computador ou dos dispositivos periféricos onde os dados e programas são armazenados, sem uma memória de onde os processadores podem ler e escrever informações, não haveria nenhum computador digital de programa armazenado.
A memória do computador pode ser dividida em duas categorias.
Principal: de acesso mais rapido, mas de capacidade restrita. Armazena informações temporariamnete durante um processamento do processador.
Secundaria: de acesso mais lento, mas de capacidade maior. Armazena grande conjunto de dados que a memória principal não suporta.
Memória Primaria;
Memória RAM - Um dos principais componentes do PC é a memória RAM, ele é usada pelo processador para armazenar os dados que estão sendo processados, funcionando como uma espécie de mesa de trabalho. A quantidade de memória RAM disponível determina quais atividades o computador poderá executar.
Os chips de memória RAM são vendidos na forma de pentes de memória.
Memória RAM
Memórias Secundarias;
CD-ROM – podem armazenar qualquer tipo de cnteúdo, desde genéricos, vídeos e áudios, ou até mesmo conteudos misto. Os leitores de áudios normais, só podem interpretar um CD-RM, caso este contenha áudio, disponivel apenas para leitura de dados. Sua capacidade vária de 650 a 700 MB.
Um CD-ROM é constituido de um disco plástico transparente com duas faces, e um orifício no centro. A uma das faces deste disco, é aplicada uma liga metálica, onde serão efetivamente armazenados os dados, e que cobre a maioria da superficie. Por cima desta face, são geralmente impressas com imagens.
CD-R –Disponivel no mercado com as capacidades de 600 a 700 MB de armazenamento de dados, porém disponibiliza que seja gravado apenas uma vez e infinitas leituras dos dados nele gravado, para a gravação é necessário uma unidade de CD-R
CD-RW – Disponivel no mercado com capacidades de 650 a 700 MB de armazenamento de dados, possibilitando que seja regravado varias vezes.
DVD-R – Os DVD-R possuem por padrão a capacidade de 4.7 GB de dados, enquanto que um CD armazena 700 MB, Os chamados DVD’s de dupla camada podem armazenar o dobro da capacidade de um DVD normal.
Disco Rígido (HD) – É a memoria mais utilizada, também conhecida como Hard Disk, e Winchester, também o mais rápido para armazenar e ler seus arquivos. Funciona como se fosse o Ploppy-Disk, porém como o proprio nome Diz Hard=rígido, permite que sua rotação seja maior que a de um disquete.
O primeiro HD foi criado pela IBM, ele eram grandes e tinha 10 a 40 MB de armazenamento.
Pen-Drive – memória  USB Flash Drive, também designado como Pen Drive, é um dispositivo de armazenamento constituido por uma memoria flash tendo uma fisionomia semelhante a de ym esqueiro ou chaveiro e uma ligação USB tipo A permitindo a sua conexão a uma porta USB de um computador. A capacidade de um pen drive pode variar, chegando a mais de 200 GB de armazenamento.
Placas de Expansão
As placas de expansão são dispositivos que se utilizam para exandir as funcionalidades e o desempenho do computador.
Existe uma grande diversidade de placas de expansão, como, por exemplo, placas de rede, vídeo de som, modem…
Placa de Rede – Uma placa de rede (tamb´pem chamada adaptador de rede ou NIC) é um dispositivo de hardware responsável pela comunicação entre os computadores em sua rede, hoje em dia também ja há placas wireless.(placa de rede que faz comunicação com computadores na rede sem necessitação de fios). Aplaca de rede é o hardware que aos micros conversarem entre sí através da rede. Sua função é controlar todo o envio e recebimentos de dados pela através da rede.
Placa de Som – Placa de som é um dispositivo de hardware que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador executando um processo de converção AD ( Digital Analogico) respectivamente. É necessario para que este emita qualquer tipo de audio com um minimo de qualidade e também para gravar a edição.
Modem – Modulador demodulador, é um dispositivo eletronico que modula um digital em uma onda analogica, pronta a ser tranmitida pela linha telefonica, e que demodula o sinal analogico e o converte para o formato digital original.
Placa de video – é um componete de um computador que envia sinais para o monitor, de forma que possa ser apresentada a imagem ao utilizador.
Normalmente possui memoria propria, com capacidade medida em bytes.
Nos computadores de baixo custo, as placas de video estão incorporada na propria placa mãe, e não possui memoria dedicada, e pro isso utilizam a memoria RAM, do sitema, normalmente denomina-se memoria compartilhada. Como a memoria RAM de sistema é geralmente mais lenta do que as que os fabricantes de placas de video, e ainda dividem o barramento com o processador e outros perifericos para acede-la, este metodo pode tornar o sistema mais lento.Também tem duas tecnologias valtadas para os gamers, que são a SLI e CrossFire. Essa tecnologia permite juntar 2 placas graficas para trabalharem juntas duplicando o poder grafico. SLI é o nome adotado pela nVidia, enquanto o CrossFire é utilizado pela ATI.
É isso pessoal, essa matéria tem o foco de ensinar o que cada placa tem de especial, sabendo para que serve e como é o seu funcionamento. Em breve postaremos mais post relacionado ao assunto.